Atendimento da Criança Doente

Quando o seu filho não está se sentindo bem, é importante que ele receba os cuidados médicos adequados e que ele se sinta melhor o mais rápido possível. Lidar com uma criança doente é uma das piores e mais angustiantes experiências para um pai ou mãe. Infelizmente, a doença acontecerá em algum momento durante a infância. E quando a criança apresentar problemas como febre, diarreia, vômitos, dor de ouvido ou dor de garganta, entre outros, é importante que você tenha à sua disposição um pediatra que possa fornecer ao seu filho cuidados imediatos e completos para ajudá-lo a se sentir melhor rapidamente e para mantê-lo seguro.

A visita ao pediatra para a consulta de uma criança doente tem como objetivo diagnosticar e tratar um problema de saúde agudo específico que está afetando a criança naquele momento. Este é um tipo de atendimento diferente de uma consulta de rotina (ou de puericultura), que serve para verificar o crescimento e o desenvolvimento da criança, para orientar imunizações e fazer um exame físico geral para detectar possíveis problemas e resolvê-los precocemente.

A consulta de uma criança doente geralmente não é urgente, mas não deixa de ser muito importante procurar atendimento pediátrico em caso de qualquer alteração incomum na condição da criança para garantir que os sintomas não estejam relacionados a um problema de saúde sério. Se a criança tiver febre baixa ou coriza leve, mas estiver agindo normalmente, em bom estado geral, brincando, os pais podem usar a abordagem da espera vigilante para ver se algum outro sintoma surge ou se os sintomas pioram e, até então, pode usar remédios caseiros para aliviar os sintomas da criança. No entanto, se a criança parecer prostrada, apática ou piorar, os pais devem procurar o médico pediatra, mesmo que os sintomas agudos pareçam leves. Alguns pais se preocupam em ir ao pediatra por nada sério, mas os pediatras geralmente aconselham a confiar em seus instintos e avaliar a condição de seus filhos sempre que desconfiarem que há algo de errado.

A visita de uma criança doente também deve ser diferenciada de uma emergência médica. O atendimento de intercorrências é importante, mas não necessita ser imediato, e é conduzido no consultório de um pediatra ou então na casa do paciente, geralmente com agendamento prévio. Por outro lado, emergências médicas, como convulsões, dificuldades respiratórias ou traumas e lesões, requerem atendimento médico imediato em um pronto-socorro de um hospital, onde a criança deverá tratada de imediato, sem a necessidade de agendar consulta.

Desta forma, qualquer criança que apresentar sintomas agudos, a menos que sejam graves, deve ser levada ao pediatra para ser examinada, onde no final da consulta, a causa ou doença específica que está causando os sintomas do paciente em geral é identificada. As visitas de crianças doentes geralmente levam cerca de 15 a 30 minutos e envolvem a verificação dos sintomas da criança, a determinação da causa do problema, a prescrição do tratamento correto e a discussão de outros detalhes importantes.

Durante a consulta, o pediatra perguntará primeiro sobre os sintomas da criança, quando começaram, o histórico médico dele e de sua família e outras perguntas que possam auxiliar no diagnóstico da doença da criança. Isso geralmente é seguido por um exame físico, que se baseará nos sintomas relatados. Isso pode incluir medir a temperatura da criança, ouvir a respiração e os batimentos cardíacos da criança no peito e nas costas e verificar se há sinais de infecção em seu pescoço, ouvido ou garganta. Todos esses detalhes costumam ser suficientes para o médico dar um diagnóstico e prescrever o tratamento correto.

Nos casos em que o pediatra precisa de mais informações para fazer um diagnóstico, alguns exames laboratoriais, como sangue, urina ou fezes, podem ser solicitados.

Oferecemos em nossa agenda horários reservados para o mesmo dia quando seu filho está doente e encorajamos você a entrar em contato com nosso consultório pediátrico, onde agilizaremos a visita do seu filho, tornando o tempo de espera menor possível. Também oferecemos atendimento domiciliar fora do horário comercial e nos finais de semana, pois sabemos que a doença de uma criança não ocorre com base na conveniência da nossa agenda e compromissos.

Fontes:

Academia Americana de Pediatria