Pediatria Integrativa

A pediatria integrativa, também difundida no Brasil como Pediatria Integral (PI), é uma área de atuação em ascensão, endossada há mais de uma década pela Academia Americana de Pediatria e atualmente bem difundida em mais de 11 países. Inúmeras universidades ao redor do planeta têm se interessado pelo tema. Em 2010 já existiam pelo menos quinze programas acadêmicos de medicina integrativa pediátrica com pesquisa, educação e componentes clínicos nos Estados Unidos e um no Canadá.

Esse conceito de medicina integrativa surgiu como um esforço da OMS (Organização Mundial de Saúde) para incentivar a pesquisa e o uso das medicinas tradicionais de diferentes culturas e descobrir maneiras de integrá-las ao repertório convencional. No Brasil, o Ministério da Saúde lançou no início do século a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, trazendo inicialmente para a rede pública a validação da acupuntura, da homeopatia, da medicina antroposófica, da fitoterapia e da crenoterapia (estudo e uso terapêutico das águas minerais).

A Pediatria Integral é uma medicina orientada para a cura que leva em consideração o bebê, criança ou adolescente como um todo. Esta inclui todos os elementos do estilo de vida e saúde da família. A PI enfatiza a poderosa tríade criança-família-médico e prioriza a prevenção, é baseada em evidências e faz uso de todas as terapias mais adequadas, tanto práticas convencionais quanto práticas complementares em saúde. Homeopatia, acupuntura, florais, nutrição funcional, psicoterapia, medicina fitoterápica, visualização e técnicas de comunicação são alguns dos recursos utilizados para ajudar crianças e famílias.

De acordo com o Dr Daniel Becker, pediatra carioca, e um dos responsáveis pela introdução da prática da pediatria integrativa no Brasil: “A Pediatria Integral leva em consideração todos os fatores que influenciam o bem-estar da criança e oferece as terapias mais apropriadas a cada situação, utilizando a medicina convencional mas também propondo terapias alternativas reconhecidas e consagradas como a homeopatia, a fitoterapia e a acupuntura. Deve-se utilizar intervenções efetivas, naturais e não invasivas sempre que possível. A participação de outros profissionais, como fisioterapeutas / psicomotricistas, psicólogos, nutricionistas, psico-pedagogos, fonoaudiólogos e outros é também muito útil em diversas situações. É um trabalho em que se busca incluir plenamente a família, de forma a que seja parceira no cuidado; e a própria criança como alguém que tem voz, pode e deve participar também”.

Diferentemente do que acontece na abordagem convencional, em que se precisa esperar uma doença aparecer para depois diagnosticá-la e tratá-la, quando se trabalha com os conceitos da pediatria integrativa, isso já é feito nas fases iniciais da vida, pois os bons hábitos, quando incorporados desde cedo, tendem a se perpetuar e retroalimentar os processos de cura.

 

 

Princípios da Pediatria Integral:

 

· Oferece cuidado centrado no paciente e na família, focado na cura da criança como um todo - mente, corpo e espírito - no contexto da comunidade e com respeito e celebração da diversidade cultural e de desenvolvimento.

· Apoia a individualização do cuidado. Todos os fatores que influenciam a saúde, o bem-estar e a doença são considerados e incluem a mente, o espírito e a cultura, além dos fatores somáticos. 

· Contribui para uma cultura de bem-estar com foco na promoção da saúde, prevenção e cultivo intencional de ambientes de cura ideais para todas as crianças

· Faz uso de todas as abordagens terapêuticas apropriadas e modalidades médicas globais baseadas em evidências científicas para alcançar saúde e cura. O uso apropriado tanto dos métodos convencionais quanto dos alternativos facilita as respostas fisiológicas inatas de cura.

· Faz uso preferencial de intervenções efetivas que sejam naturais e menos invasivas, sempre que possível.

· Educa e capacita as crianças para serem participantes ativas de seus próprios cuidados, a assumirem a responsabilidade por sua própria saúde e bem-estar e a desenvolver habilidades de autocuidado que possam usar ao longo da vida.

· Incentiva parcerias de cura entre o médico, o paciente e suas famílias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundamentos da Pediatria Integral:

 

 

 

Nutrição

A Pediatria Integral destaca as propriedades naturais curativas dos alimentos integrais frescos. A nutrição saudável é a base da saúde das crianças. Crianças que aprendem sobre nutrição são mais propensas a desenvolver hábitos saudáveis que persistirão pela sua vida. Uma das melhores formas de promover sua saúde de nossos filhos é oferecer uma alimentação natural e orgânica sempre que possível; e evitar seu contato com pesticidas e outros produtos químicos e toxinas utilizados no mundo moderno. Uma base saudável em nutrição pode ajudar a reduzir o risco de doenças evitáveis, como sobrepeso ou obesidade, doenças cardíacas e outras doenças crônicas.

 

Exercícios:

Exercícios agradáveis, como o brincar livre, o pega-pega, futebol, natação e corrida ajudam crianças e adolescentes a desenvolver ossos e músculos fortes. O exercício também ajuda as crianças a manter um peso saudável e é importante na prevenção do estresse. A Academia Americana de Pediatria recomenda um total de 60 minutos por dia de exercícios agradáveis para todas as crianças e adolescentes.

 

Relações Sociais:

Conexões sociais positivas são vitais para a saúde das crianças e seu bem-estar. A medicina integrativa pediátrica dá grande valor e importância a existência de relacionamentos saudáveis e ensina crianças e famílias a incluir empatia e compaixão em sua vida cotidiana.

 

Ambiente:

A natureza é fundamental para o desenvolvimento físico, afetivo e espiritual da criança. A pediatria integral se posiciona claramente pela proteção e pelo bem estar que um meio ambiente saudável proporciona à criança e à família. A qualidade do ar, da água e do solo onde crianças e adolescentes crescem é crucial para sua saúde e bem-estar. Aproximá-los do ambiente natural é ainda mais importante. Está bem demonstrado: o contato com a natureza reduz problemas como déficit de atenção e a hiperatividade, melhora o desempenho escolar e o humor, equilibra a imunidade e emagrece os gordinhos. As crianças ficam mais felizes em ambientes naturais. Ora, é intuitivo compreender como árvores e bichos fazem parte da alma de uma criança.

 

Conexão Mente-Corpo:

A conexão entre pensamentos, emoções, aspectos físicos e a saúde das crianças está bem estabelecida. A saúde mente-corpo pode ser abordada em uma ampla variedade de atividades para crianças tais como: exercícios respiratórios, meditação, relaxamento muscular progressivo, ioga, espiritualidade, música e terapia artística. Essas atividades podem ajudar as crianças a controlar o estresse, reduzir a dor, lidar com doenças crônicas e sentir mais confiança em ambientes como na escola e nas atividades esportivas. Crianças e adolescentes que aprendem a aproveitar o poder da conexão mente-corpo ganham uma habilidade importante que pode ajudar eles a navegar pelos muitos desafios da vida.

 

Sono:

Um sono saudável é essencial para uma boa saúde. Na Pediatria Integral a educação médica enfatiza uma abordagem suave e natural para sono saudável em crianças e adolescentes.

 

 

Fontes:

https://revistamedicinaintegrativa.com/a-contribuicao-da-medicina-integrativa-na-puericultura/

https://cabsin.org.br/membros/2020/09/15/como-as-mtci-observam-a-crianca-e-o-adolescente/

https://pediatriaintegral.com.br/category/pediatriaintegral/

https://pediatriaintegral.com.br/praticas-alternativas/

https://pediatriaintegral.com.br/natureza/

https://pediatriaintegral.com.br/crianca-saude-e-natureza/

https://d2tcus0f51u522.cloudfront.net/22179?response-content-disposition=attachment;filename=PIMR+Poster+18x24in+2013_sm.pdf

 

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